Milla Sequeira, Sara Lança e Maria Beatriz Teixeira eliminadas na primeira ronda do Faro Ladies Open

Milla Sequeira, Sara Lança e Maria Beatriz Teixeira não resistiram à primeira ronda do Faro Ladies Open e deixaram a representação portuguesa na 14.ª edição deste ITF W35 a cargo de Analu Freitas, que por causa da chuva só irá a jogo no Centro de Ténis e Padel de Faro na quinta-feira. O torneio acontece até domingo com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis.
Numa jornada atrasada pela chuva, Milla Sequeira (1296.ª no ranking WTA) foi a primeira a entrar em ação e não resistiu à italiana Samira De Stefano (363.ª), que venceu por 6-0 e 6-2 após uma pausa de três horas durante a primeira partida.
Seguiu-se a derrota da algarvia Maria Beatriz Teixeira (sem classificação profissional) frente à russa Erika Andreeva (263.ª, mas top 60 há um ano e recém-campeã de um ITF W75), com a irmã mais velha da top 10 Mirra Andreeva a triunfar por 6-1 e 6-0.
A fechar o dia, já com recurso à iluminação artificial, Sara Lança (1427.ª) não conseguiu reunir argumentos para contrariar Yasmine Kabbaj (421.ª) e cedeu por 6-2 e 6-1 face à marroquina.
Estes foram três dos cinco encontros realizados, com os restantes a prolongarem-se por três partidas e a terem como vencedoras a lituana Justina Mikulskyte (222.ª), primeira cabeça de série, e a russa Milana Zhabrailova (675.ª), que anulou um match point para eliminar a oitava cabeça de série, Ylena In-Albon, com os parciais de 2-6, 6-4 e 7-6(5).
A jornada de quinta-feira começará às 10h30 com os últimos dois encontros da primeira ronda, entre os quais o de Analu Freitas (1197.ª) — agora a única portuguesa em prova — frente à qualifier alemã Josy Daems (508.ª).
Eva Guerrero Alvarez elimina cabeça de série no arranque do quadro principal em Faro

Eva Guerrero Alvarez sabe o que é ser feliz em Portugal e esta terça-feira entrou com o pé direito na 14.ª edição do Faro Ladies Open ao eliminar uma das cabeças de série para inscrever o nome na segunda ronda deste ITF W35 que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza, até domingo, com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis. Analu Freitas, Milla Sequeira, Sara Lança e Maria Beatriz Teixeira vão estrear-se na jornada de quarta-feira.
Habituada a competir em solo luso, a espanhola Eva Guerrero Alvarez (295.ª WTA) destacou-se no primeiro dia dedicado ao quadro principal ao eliminar a ucraniana Anastasiia Sobolieva (272.ª e top 200 no início da época), sétima candidata ao título, pelos parciais de 6-3 e 6-4.
A tenista espanhola de 26 anos já conquistou quatro títulos em 2025 e no currículo tem dois troféus de campeã erguidos em Portugal (nos ITF W25 do Porto em 2019 e de Santarém em 2023), além de três finais perdidas.
Com a vitória desta terça-feira, Guerrero Alvarez agendou encontro com a qualifier neerlandesa Britt Du Pree (554.ª), responsável pela eliminação da vice-campeã de Loulé no último domingo, a norte-americana Hibah Shaikh (532.ª), por 6-3 e 6-4.
Espanha é um dos países mais representados nesta edição do Faro Ladies Open e na jornada desta terça-feira também celebraram Aliona Bolsova e Angela Fita Boluda, respetivamente segunda e sexta pré-designadas.
Bolsova (234.ª seis anos após ter sido top 100) afastou a qualifier alemã Mina Hodzic (463.ª) por 6-2 e 7-5 para marcar encontro com a lucky loser germânica Eva Bennemann (647.ª), ainda top 30 de juniores em singulares e campeã de pares em Roland-Garros sub 18 esta temporada.
Fita Boluda (271.ª) passou pela compatriota Ruth Roura Llaverias (447.ª) com 6-4 e 6-4 e discutirá o acesso aos quartos de final com Isis Louise Van den Broek (551.ª), dos Países Baixos e oriunda da fase de qualificação.
Esta quarta-feira vão entrar em ação as quatro tenistas portuguesas que integram o quadro principal: Analu Freitas (1197.ª do ranking WTA) frente à qualifier alemã Josy Daems (508.ª), Milla Sequeira (1296.ª) no caminho da italiana Samira De Stefano (363.ª), Sara Lança (1427.ª) em oposição à marroquina Yasmine Kabbaj (421.ª) e Maria Beatriz Teixeira (sem classificação profissional) cara a cara com Erika Andreeva (263.ª).
Quarteto luso com trajeto definido no Faro Ladies Open

Pedro Loureiro/Eupago Porto Open
Analu Freitas, Milla Sequeira, Sara Lança e Maria Beatriz Teixeira já conhecem as primeiras adversárias no quadro principal de singulares do 14.º Faro Ladies Open, mas só vão entrar em ação na quarta-feira. O ITF W35 que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis acontece até domingo e encerra a série de quatro torneios internacionais femininos na região algarvia.
O sorteio realizado esta segunda-feira colocou Analu Freitas (1197.ª do ranking WTA) frente a frente com a qualifier alemã Josy Daems (508.ª), Milla Sequeira (1296.ª) no caminho da italiana Samira De Stefano (363.ª), Sara Lança (1427.ª) em oposição à marroquina Yasmine Kabbaj (421.ª) e a algarvia Maria Beatriz Teixeira (sem classificação profissional) cara a cara com Erika Andreeva (263.ª).
Irmã mais velha da top 10 Mirra Andreeva, a russa de 21 anos foi número 65 mundial há um ano e defende o estatuto de quinta cabeça de série, sendo uma das oito jogadoras do top 300 mundial a fazer parte do elenco desta edição.
A lituana Justina Mikulskyte (219.ª) surge como a mais cotada do torneio, seguida da espanhola Aliona Bolsova (232.ª).
Para a jornada de terça-feira, que tem início agendado para as 10h30, estão programados nove encontros da primeira ronda de singulares, mas as tenistas portuguesas só entrarão em ação no dia seguinte.
Em 2025, o Faro Ladies Open não pode contar com as melhores portuguesas da atualidade por estarem concentradas com a seleção nacional tendo em vista a deslocação a Hobart, na Austrália, para o play-off de acesso à fase final da Billie Jean King Cup.
Madalena Matias e Catarina Moreira travadas no primeiro dia do Faro Ladies Open

Madalena Matias e Catarina Moreira foram travadas na primeira ronda do qualifying do Faro Ladies Open e deixaram a representação portuguesa neste ITF W35 a cargo das quatro jogadoras que receberam wild cards para o quadro principal. A 14.ª edição do torneio internacional feminino organizado pelo Centro de Ténis e Padel de Faro com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis acontece até ao próximo domingo (9 de novembro).
Em ação num torneio algarvio pela quarta semana consecutiva, Madalena Matias procurava repetir o feito de Lagos, onde venceu pela primeira vez em encontros do circuito internacional, mas acabou travada pela australiana Melisa Ercan — 641.ª classificada no ranking WTA e 13.ª cabeça de série — num duelo de duas partidas resolvido com os parciais de 6-2 e 6-4.
Já na parte da tarde, Catarina Moreira também não resistiu ao favoritismo da italiana Laura Mair (591.ª) e perdeu por 6-1 e 6-0 frente à 10.ª pré-designada.
Estes resultados deixaram a fase de qualificação sem representantes nacionais, o que significa que no quadro principal estarão as quatro destinatárias dos wild cards: Analu Freitas (1197.ª WTA), Milla Sequeira (1296.ª), Sara Lança (1427.ª) e a algarvia Maria Beatriz Teixeira.
Em 2025, o Faro Ladies Open não pode contar com as melhores tenistas portuguesas da atualidade por estarem concentradas com a seleção nacional tendo em vista a deslocação a Hobart, na Austrália, para o play-off de acesso à fase final da Billie Jean King Cup.
No entanto, o elenco da 14.ª edição do torneio apresenta oito jogadoras do top 300 mundial, lideradas pela lituana Justina Mikulskyte (219.ª) e a espanhola Aliona Bolsova (232.ª e ex-top 100), mas também com destaque para Erika Andreeva. A jovem russa de 21 anos, irmã mais velha de Mirra Andreeva, está na 263.ª posição do ranking WTA, mas há um ano era 65.ª e este ano já venceu um ITF W75 em Hamburgo — o maior título da carreira.
14.º Faro Ladies Open começa este domingo e conta com oito jogadoras do top 300 WTA

A 14.ª edição do Faro Ladies Open começa este domingo e realiza-se até 9 de novembro no Centro de Ténis e Padel de Faro com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis. Na fase de qualificação deste ITF W35 estão duas portuguesas.
Madalena Matias e Catarina Moreira são as jogadoras lusas entre o elenco do qualifying e atuam já este domingo, numa jornada que começa às 11 horas e conta com um total de 16 encontros.
Aos 17 anos, Madalena Matias procurava “furar” a fase de qualificação de um torneio profissional pela primeira vez e vai medir forças com a australiana Melisa Ercan, 641.ª classificada no ranking WTA e 13.ª cabeça de série. Catarina Moreira persegue a primeira vitória internacional da carreira e terá pela frente a italiana Laura Mair (591.ª), 10.ª favorita.
Há um ano, Matilde Jorge sagrou-se vice-campeã do Faro Ladies Open, mas em 2025 as quatro melhores jogadoras portuguesas da atualidade não poderão competir na capital do Algarve por estarem concentradas com a seleção nacional para a deslocação a Hobart, na Austrália, tendo em vista o play-off de acesso à fase final da Billie Jean King Cup.
Apesar da ausência das melhores jogadores lusas da atualidade, o elenco da 14.ª edição promete: entre as inscritas estão oito jogadoras do top 300 mundial, lideradas pela lituana Justina Mikulskyte (219.ª) e a espanhola Aliona Bolsova (232.ª e ex-top 100), mas também com destaque para Erika Andreeva. A jovem russa de 21 anos, irmã mais velha de Mirra Andreeva, está na 263.ª posição do ranking WTA, mas há um ano era 65.ª e este ano já venceu um ITF W75 em Hamburgo — o maior título da carreira.