28º Faro Open 2019

 

28º Faro Open 2019 (25 Fevereiro a 3 de Março)

Reportagem RTP2

Mais informações

 

 

 

DE MARÇO 28º FARO OPEN 2019

Estava escrito nas estrelas: Sandro Ehrat é o campeão do 28.º Faro Open

FARO – Foi o jogador que começou a semana em melhor forma e aquele que com o avançar dos dias mais convenceu. Por isso, não foi surpreendente ver o suíço Sandro Ehrat sagrar-se campeão da 28.ª edição do Faro Open, onde — e apesar de estarmos apenas no início de março — disputou a quarta final da temporada.

Aos 27 anos, o tenista suíço não deu hipóteses (6-2 e 6-2) ao primeiro cabeça de série Jacob Grills, da Austrália, que há uma semana já tinha sido derrotado na final do torneio de Vale do Lobo.

Numa final de sentido único, como aliás aconteceu em todos os encontros que disputou ao longo da semana, Sandro Ehrat saiu por cima graças a um misto de acontecimentos: desde a sua enorme eficácia em todas as pancadas à fraca assertividade de Jacob Grills, que cometeu demasiados erros não forçados e não conseguiu aproveitar as poucas (3) oportunidades de que dispôs no serviço do adversário.

A vitória no Centro de Ténis de Faro traduz-se na segunda de Sandro Ehrat na presente temporada. O suíço tinha começado o ano a vencer o ITF de 15.000 dólares de Manacor e entretanto fora derrotado nas finais de Palmanova (15.000) e Oerentfelden (25.000). No cômputo geral, é o oitavo título de campeão de singulares conquistado pelo suíço, que atualmente ocupa o 583.º lugar ATP mas já foi 295.º.

Na variante de pares, a 28.ª edição do Faro Open teve vitória portuguesa: num palco que bem conhece, Frederico Gil sagrou-se campeão ao lado do argentino Manuel Pena Lopez.

Notícia Raquetc

DE MARÇO 28º FARO OPEN 2019

Fred Gil sagra-se campeão de pares do Faro Open

O primeiro título português do ano em solo nacional tem assinatura de Fred Gil: a poucos dias de celebrar o 34.º aniversário, o jogador sintrense sagrou-se campeão de pares do Faro Open ao lado do argentino Manuel Pena Lopez.

Na final deste sábado, que o Raquetc transmitiu em direto no Facebook, o português e o argentino estiveram praticamente irrepreensíveis frente ao espanhol Alvaro Lopez San Martine o marroquino Lamine Ouahab, precisando de apenas 72 minutos para triunfarem graças aos parciais de 6-2 e 6-4.

Para Fred Gil, este trata-se do 41.º título da carreira na variante de pares, onde é o português mais bem sucedido de todos os tempos. Já em singulares, o sintrense tem 18 títulos pelo que com a vitória deste sábado o total sobe para os 59 (em 98 finais).

A próxima paragem do ex-número 62 do ranking ATP é o torneio de Loulé, o terceiro de cinco consecutivos com um total de 15.000 dólares em prémios monetários a acontecerem em solo português.

Notícia Raquetc

Fred Gil e argentino Pena Lopez arrecadam título

Fred Gil e o argentino Manuel Pena Lopez arrecadaram o título em pares do Faro Future Portugal 2, prova M15.

Gil e Pena Lopez impuseram os parciais de 6-2 e 6-4 ao marroquino Lamine Ouahab e ao espanhol Alvaro Lopez San Martins, em final de uma hora e 12 minutos.

Notícia FPT

Sandro Ehrat alcança a quarta final do ano e vai lutar pelo título em Faro

FARO – Uma, duas, três, quatro. Sandro Ehrat está a viver uma semana perfeita em Faro e este sábado somou a quarta vitória consecutiva em duas partidas — sempre de forma tranquila — para chegar à quarta final na presente temporada.

O tenista suíço de 27 anos, que é o número 583 do ranking ATP e o 68.º posicionado na tabela da ITF — superou o brasileiro Oscar José Gutierrez (vindo da fase de qualificação) pelos parciais de 6-3 e 6-3 num duelo em que lhe bastou ser paciente e forçar o tenista brasileiro a errar.

Com este triunfo, Ehrat vai à procura do segundo título na presente temporada, ele que começou o ano a ganhar em Manacor e depois foi vice-campeão noutros dois torneios (outro de 15.000 dólares em Palmanova e um de 25.000 em Oberentfelden, na Suíça).

Na decisão deste domingo, que será transmitida pelo Raquetc a partir das 11h, Sandro Ehrat vai desafiar o australiano Jacob Grills, que confirmou o estatuto de primeiro cabeça de série para avançar à segunda final em duas semanas.

Notícia Raquetc

Jacob Grills é o primeiro finalista da 28.ª edição do Faro Open

Duas semanas, duas finais: depois de ser finalista em Vale do Lobo, Jacob Grills vai lutar pelo título de campeão na 28.ª edição do Faro Open, o segundo torneio internacional do ano a acontecer em Portugal.

Primeiro candidato ao título no Centro de Ténis de Faro, o jogador australiano de 23 anos somou a beneficiou da maior frescura física para passar com relativa facilidade pelo colombiano Alejandro Gomez (quinto pré-designado), que na véspera se viu obrigado a uma batalha de 3h08 para garantir um lugar nas meias-finais.

Assim, em 66 minutos o número 400 do ranking ATP venceu pelos parciais de 6-2 e 6-1 para avançar à segunda decisão das últimas duas semanas e da temporada.

Se há oito dias terminou com vice-campeão do Vale do Lobo Open Magnesium-OK, ao perder a final para o neozelandês Finn Tearney, em Faro o adversário de Jacob Grills será ou o brasileiro Oscar José Gutierrez (vindo da fase de qualificação) ou o suíço Sandro Ehrat.

Mais logo, nunca antes das 15h, joga-se também a final de pares — essa com presença portuguesa: Frederico Gil e o argentino Manuel Pena Lopez defrontam o espanhol Alvaro Lopez San Martin e o marroquino Lamine Ouahab. Os dois encontros serão transmitidos em direto no Facebook do Raquetc.

Notícia Raquetc

DE MARÇO 28º FARO OPEN 2019

Fred Gil afasta Tiago Cação e atinge a final de pares

Fred Gil afastou Tiago Cação e atingiu a final de pares do Faro Future Portugal 2, prova da série M15.

Gil e o argentino Manuel Lopez superaram Cação e Juan Bautista Otegui, igualmente da Argentina, por 6-3, 3-6 e 10-6.

Notícia FPT

Fred Gil vence duelo luso-argentino rumo à final de pares do Faro Open

FARO – De um lado um português e um argentino, do outro um português e um argentino. Assim se fez uma das meias-finais do quadro principal de pares do Faro Open e no final foi Fred Gilquem terminou a sorrir, ao carimbar o apuramento para a 98.ª final da carreira no circuito internacional.

Quase a completar 34 anos, o jogador sintrense voltou a ser feliz ao lado do argentino Manuel Pena Lopez, com quem venceu 8 dos últimos 9 pontos do encontro para derrotar o compatriota Tiago Cação e o também argentino Juan Bautista Otegui por 6-3, 3-6 e 10-6.

Com a terceira vitória consecutiva na variante, Fred Gil garante a presença na 98.ª final da carreira no circuito profissional e a primeira da temporada. Os adversários deste sábado vão ser o espanhol Alvaro Lopez San Martin e o marroquino Lamine Ouahab e uma vitória significará o 41.º título de carreira em pares para Fred Gil, que em singulares tem outros 18 troféus de campeão.

O encontro está marcado para as 15h de sábado e será transmitido em direto no Facebook do Raquetc.

Notícia Raquetc

28 DE FEVEREIRO 28º FARO OPEN 2019

João Monteiro e Francisco Dias eliminados na segunda ronda em Faro

Por Luísa Palmeira – 28 Fevereiro, 2019

Ficou sem representação portuguesa o Future de Faro. João Monteiro e Francisco Dias foram eliminados na segunda ronda do Faro Future Portugal 2, torneio ITF World Tennis Tour de 15,000 USD.

João Monteiro, segundo cabeça-de-série do torneio, foi surpreendentemente eliminado na segunda rond após uma batalha frente ao belga Michael Geerts, e que acabou com os parciais 6-1 6-7(5) 6-5. Já Francisco Dias foi derrotado por 6-1 6-2, pelo quinto cabeça-de-série do torneio, Alejandro Gomez. O quadro principal de singulares fica assim sem qualquer tenista português.

No torneio de pares, está garantida a presença de um tenista português. Fred Gil e o argentino Manuel Pena Lopez vão enfrentar Tiago Cacao e Juan Bautista Otegui nas meias-finais está sexta-feira.

Notícia Bolamarela

Fred Gil ou Tiago Cação. Um deles vai jogar a final de pares do Faro Open

FARO – Ao contrário do que acontece na variante de singulares, em pares ainda há portugueses em prova: Fred Gil e Tiago Cação voltaram a vencer para marcarem encontro nas meias-finais do Faro Open, pelo que pela segunda semana consecutiva está garantida a presença de um jogador “da casa” na grande decisão.

A jogar ao lado do argentino Manuel Pena Lopez, Fred Gil passou facilmente pelo finlandês Otto Virtanen e pelo britânico Harry Wendelken (6-1 e 6-1) para avançar para as primeiras meias-finais da temporada.

Já Tiago Cação, teve de trabalhar mais para seguir em frente: também ao lado de um argentino — Juan Bautista Otegui –, o jogador do Centro de Alto Rendimento inverteu a desvantagem de um set para superar os compatriotas Francisco Dias e Gonçalo Falcão (segundos cabeças de série) por 1-6, 7-6(3) e 10-2.

Desta forma, Gil, Cação e os respetivos parceiros argentinos marcam encontro numa das meias-finais de pares marcadas para não antes das 13h30 desta sexta-feira (com transmissão Raquetcno Facebook), pelo que está garantida a presença de um deles na decisão de sábado. Há uma semana, João MonteiroGonçalo Falcão terminaram como vice-campeões no ITF de Vale do Lobo.

Do outro lado do quadro estão Oscar Jose Gutierrez/Mateo Nicolas Martinez e Alvaro Lopez San Martin/Lamine Ouahab.

Notícia Raquetc

Fred Gil e Tiago Cação são semifinalistas em pares

Fred Gil e Tiago Cação são semifinalistas em pares no Faro Future Portugal 2, evento da série M15.

Enquanto Fred Gil e o argentino Manuel Pena Lopez venceram o finlandês Otto Virtanen e o britânico Harry Wendelken, com um duplo 6-1, Tiago Cação e Juan Bautista Otegui, igualmente da Argentina, afastaram Francisco Dias e Gonçalo Falcão, dupla segunda cabeça de série, por 1-6, 7-6 (3) e 10-2.

José Ricardo Nunes e o polaco Kacper Zuk baquearam perante o espanhol Alvaro Lopez San Martin e o marroquino Lamine Ouahab, por 6-2 e 7-5.

Notícia FPT

João Monteiro eliminado em singulares

João Monteiro foi eliminado no quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2, no Centro de Ténis de Faro.

Monteiro, segundo cabeça de série, acabou por ser afastado pelo belga Michael Geerts, por 6-1, 6-7 (5) e 6-4.

O Faro Future Portugal 2 é uma prova da série M15.

Notícia FPT

Francisco Dias cessa prestação na prova individual

Francisco Dias cessou a participação na prova individual do Faro Future Portugal 2, o segundo torneio M15 em Portugal, nesta temporada.

Na segunda ronda, Francisco Dias foi incapaz de suster Alejandro Gomez, da Colômbia, quinto cabeça de série, que fechou com 6-1 e 6-2.

João Monteiro, segundo cabeça de série, joga no final da manhã desta quinta-feira, com o belga Michael Geerts.

Notícia FPT

João Monteiro lesiona-se, ainda recupera mas despede-se do Faro Open na segunda ronda

FARO – O azar bateu à porta de João Monteiro, que pouco depois do início do encontro desta quinta-feira se lesionou e acabou por jogar condicionado até ser eliminado na segunda ronda do quadro principal de singulares do Faro Open.

Com uma tarefa já por si bastante complicada frente ao alemão Michael Geerts (608.º ATP e 195.º ITF), o tenista portuense ficou com um desafio ainda maior pela frente logo ao terceiro jogo, quando a bater uma esquerda se lesionou… No pulso esquerdo.

Essa lesão acabou por condicionar todo o jogo de João Monteiro, que teve de “substituir” a esquerda a duas mãos pela pancada de slice e limitar-se a controlar o ponto com a direita e a devolver a bola quando era obrigado a jogar do seu lado esquerdo. Ainda assim, o campeão nacional absoluto conseguiu recuperar da desvantagem de um set e um break e contra todas as probabilidades (foram várias as vezes em que pareceu não estar em condições de continuar a lutar…) ainda liderou por um break (4-3) no último parcial.

Mas desde o momento em que fez a quebra de serviço João Monteiro apenas conseguiu ganhar mais um ponto e a derrota até então iminente acabou por se confirmar, com os parciais de 6-1, 6-7(5) e 6-4 favoráveis a Michael Geerts.

Com a derrota de João Monteiro, a 28.ª edição do Faro Open fica sem tenistas portugueses na segunda ronda, tal como já tinha acontecido há uma semana, em Vale do Lobo.

Em pares, o cenário é mais favorável aos tenistas lusos: José Ricardo Nunes (com Kacper Zuk), Tiago Cação (com Juan Bautista Otegui), Fred Gil (com Manuel Pena Lopez) e Francisco Dias/Gonçalo Falcão estão todos nos quartos de final, que se jogam ainda esta quinta-feira.

Noticia Raquetc

Francisco Dias eliminado na segunda ronda do Faro Open

FARO – Terminou esta quinta-feira a prestação de Francisco Dias no quadro principal de singulares do Faro Open, o segundo de cinco torneios internacionais masculinos a acontecerem de forma consecutiva no Algarve.

Um dia depois de ter levado a melhor perante o compatriota José Ricardo Nunes numa batalha de wild cards, o jogador lisboeta de 26 anos não conseguiu fazer frente ao quinto cabeça de série, Alejandro Gomez, e acabou derrotado ao fim de exatamente 60 minutos de jogo: 6-1 e 6-2 foram os parciais.

Com este resultado, o Faro Open fica com apenas um tenista português em jogo no quadro principal de singulares: João Monteiro, que à hora de publicação deste artigo perdia por um set.

Quanto a Francisco Dias, regressa à ação ainda esta quinta-feira para lutar por um lugar nas meias-finais de pares, variante que disputa ao lado de Gonçalo Falcão. Os dois portugueses são os segundos cabeças de série e defrontam o também português Tiago Cação e o argentino Juan Bautista Otegui.

Noticia Raquetc

27 DE FEVEREIRO 28º FARO OPEN 2019

João Monteiro e Francisco Dias na segunda ronda em Faro

Por Luísa Palmeira – 27 Fevereiro, 2019

João Monteiro, segundo cabeça-de-série do torneio e atual 406º ATP (43º no ranking ITF, estreou-se em Faro com uma vitória fácil sobre o italiano Antonio Massara, por 6-3 6-3. Na segunda ronda, Momteiro vai enfrentar o belga Michael Geerts, naquele que é o primeiro encontro entre os dois.

Também Francisco Dias se qualificou para a segunda ronda, com uma vitória sobre o seu compatriota, José Ricardo Nunes, pelos parciais 6-2 6-2. O seu próximo adversário é Alejandro Gomez, quinto cabeça-de-série e que na jornada anterior tinha eliminado Daniel Batista.

Pelo caminho esta quarta-feira ficou Fred Gil, Tiago Cação e Luis Faria. Gil foi eliminado pelo terceiro pré-designado, Takanyi Garanganga, por 7-5 6-4, enquanto Cação caiu às mãos do oitavo pré-designado, Giovanni Fonio, por 6-3 6-7(2) 6-1. Já Luís Faria foi eliminado pelo argentino Mateo Nicolas Martinez, pelos parciais 6-1 6-1.

Notícia Bolamarela

Francisco Dias vence duelo de wild cards rumo à segunda ronda do Faro Open

FARO – Primeiro João Monteiro, depois Francisco Dias. A representação portuguesa na segunda ronda do quadro principal de singulares do Faro Open faz-se de dois nomes.

Poucas horas depois do portuense ter carimbado o acesso aos oitavos de final com uma vitória em dois sets, foi a vez do lisboeta o fazer: Dias levou a melhor num duelo de wild cards frente ao jogador da casa, José Ricardo Nunes, por 6-2 e 6-2.

Na segunda ronda, Francisco Dias vai encontrar o colombiano Alejandro Gomez, que confirmou o estatuto de quinto cabeça de série ao eliminar Daniel Batista no encontro de estreia.

Notícia Raquetc

Tiago Cação derrotado pela terceira vez consecutiva na ronda inaugural

FARO – As horas continuam a passar e o número de baixas portuguesas a aumentar: depois de Luís Faria e Fred Gil, também Tiago Cação se despediu do quadro principal de singulares do Faro Open na jornada desta quarta-feira.

À procura da primeira vitória do ano em solo português no que à variante de singulares diz respeito, o número nove nacional não conseguiu completar a reviravolta frente ao italiano Giovanni Fonio (oitavo cabeça de série), que depois de 2h16 em campo acabou por vencer pelos parciais de 6-3, 6-7(2) e 6-1.

Este foi o terceiro desaire consecutivo de Tiago Cação, que está a sentir os efeitos das mudanças levadas a cabo pela Federação Internacional de Ténis: não só deixou de ser cabeça de série (quando já o era em torneios de categoria superior) como passou a encontrar adversários de um nível mais elevado nas primeiras rondas.

Feitas as contas, o jovem penichense soma apenas uma vitória em cinco encontros de singulares na temporada de 2019: logo no duelo de estreia em Monastir, ainda em janeiro. Desde aí, seguiram-se três desaires consecutivos na etapa inaugural.

O tenista do Centro de Alto Rendimento ainda está em jogo na variante de pares (apurado para os quartos de final ao lado de Juan Bautista Otegui), pelo que só uma vez terminada essa participação começará a pensar no Loulé Open, o terceiro de cinco torneios internacionais de 15.000 dólares a acontecerem consecutivamente em solo nacional.

Notícia Raquetc

João Monteiro é o primeiro português a avançar para a segunda ronda do Faro Open

FARO – À terceira quarta foi de vez: depois das derrotas de Daniel Batista (na terça-feira), Luís Faria e Fred Gil (já esta quarta-feira), João Monteiro tornou-se no primeiro jogador português a avançar para a segunda ronda do quadro principal de singulares do Faro Open.

Se em pares o encontro de estreia não correu bem (foi afastado logo na primeira ronda, ao lado de Luís Faria), em singulares a conversa foi outra: o portuense esteve sempre no comando e só parou com a vitória na mão, assinada com os parciais de 6-3 e 6-3 frente ao italiano Antonio Massara.

Com um break no primeiro set e três no segundo, o português de 25 anos conseguiu confirmar o estatuto de segundo cabeça de série (fruto do 406.º posto que ocupa no ranking ATP) ao fim de 1h27 de encontro.

Esta foi a primeira vitória do ano para João Monteiro em singulares, ele que tinha caído à primeira nos ITFs de Barnstaple (25.000 dólares) e Vale do Lobo (15.000), onde ao lado de Gonçalo Falcão se sagrou vice-campeão de pares.

O próximo adversário do jogador português é o belga Michael Geerts, que não perdeu tempo e “despachou” o qualifier Andrea Guerrieri em apenas 59 minutos: 6-0 e 6-1.

Fred Gil não passa da primeira ronda no Faro Open

FARO – Nem Daniel Batista, nem Luís Faria, nem Fred Gil. Os três primeiros portugueses a entrarem em ação no quadro principal de singulares do Faro Open foram derrotados na eliminatória inaugural, deixando o torneio internacional com apenas quatro representantes em jogo.

De regresso ao clube onde em 2005 conquistou o primeiro título da carreira na variante de singulares, graças a um triunfo sobre Marcel Granollers na final, o ex-número 62 ATP perdeu por 7-5 e 6-4 para o terceiro cabeça de série Takanyi Garanganga (448.º ATP e 221.º ITF) num encontro de bom nível que foi comprometido por duas quebras de serviço em branco — uma delas quando servia para se manter em jogo na primeira partida.

Uma semana depois de ter estado entre os pré-designados em Vale do Lobo, o sintrense foi pela primeira vez afetado pelas alterações levadas a cabo pela ITF (que o afastaram da lista de cabeças de série) e não conseguiu reagir bem às circunstâncias.

Agora, Fred Gil foca-se na variante de pares, onde ainda esta quarta-feira cumpre o encontro de estreia ao lado de Manuel Pena Lopez, vindo da Argentina. Em prova ficam João Monteiro(segundo cabeça de série, que à hora da publicação deste artigo tinha iniciado o seu primeiro encontro há poucos minutos), Tiago Cação, José Ricardo Nunes e Francisco Dias, todos ainda na primeira ronda.

Notícia Raquetc

Luís Faria derrotado na primeira ronda do Faro Open

FARO – Uma semana depois de ter chegado à segunda ronda do Vale do Lobo Open Magnesium-OK, Luís Faria não conseguiu repetir o feito e acabou derrotado na eliminatória inaugural da 28.ª edição do Faro Open.

Convidado pela organização para o quadro principal de singulares, o tenista português não conseguiu passar pelo qualifier argentino Mateo Nicolas Martinez (167.º ITF), acabando derrotado pelos parciais de 6-1 e 6-1 ao fim de 1h13.

Com a derrota de Luís Faria — que na jornada de terça-feira já tinha sido afastado do quadro de pares, onde jogou com João Monteiro –, passam a ser cinco os portugueses em ação: Fred Gil(que começou a jogar praticamente ao mesmo tempo), João Monteiro, Tiago Cação, José Ricardo Nunes e Francisco Dias.

Notícia Raquetc

Francisco Dias afasta José Ricardo Nunes

Francisco Dias afastou José Ricardo Nunes, na primeira eliminatória do quadro principal de singulares do M15 Faro Future Portugal 2.

Em uma hora e nove minutos, Francisco Dias desenvencilhou-se de José Ricardo Nunes, com um duplo 6-2.

Notícia FPT

Tiago Cação teve entrada sem sucesso

Tiago Cação teve uma entrada sem sucesso no quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2.

Cação não conseguiu um lugar na segunda ronda, uma vez que o italiano Giovanni Fonio, oitavo cabeça de série, venceu em três partidas, por 6-3, 7-6 (2) e 6-1, num encontro de duas horas e 16 minutos.

Francisco Dias e José Ricardo Nunes completam os encontros da ronda um nesta quarta-feira.

O Faro Future Portugal 2 é uma competição da série M15.

Fred Gil eliminado pelo terceiro pré-designado

Fred Gil foi eliminado pelo terceiro pré-designado no quadro principal de singulares do M15 Faro Future Portugal 2.

Gil, que atuou durante uma hora e 57 minutos frente a Takanyi Garanganga, consentiu 7-5 e 64 ao zimbabueano.

Nesta quarta-feira, Tiago Cação, com o italiano Giovanni Fonio, e, logo a seguir, Francisco Dias perante José Ricardo Nunes completam o programa de encontros em singulares envolvendo portugueses.

Notícia FPT

João Monteiro avança e Luís Faria não

João Monteiro avançou em singulares no Faro Future Portugal 2, enquanto Luís faria ficou pela ronda inaugural.

Segundo cabeça de série, João Monteiro inscreveu o nome na segunda ronda, com um duplo 6-3 ao italiano Antonio Massara.

Luís Faria permitiu um duplo 6-1 ao argentino Mateo Martinez.

Fred Gil joga também nesta quarta-feira, tendo como opositor o terceiro cabeça de série, o zimbaueano Takanyi Garanganga.

Tiago Cação joga com o italiano Giovanni Fonio e, logo a seguir, Francisco Dias enfrenta José Ricardo Nunes.

Notícia FPT

26 DE FEVEREIRO 28º FARO OPEN 2019

Daniel Batista não consegue passar da primeira ronda do Faro Open

FARO – Dois encontros, duas derrotas. Depois de Fábio Coelho ter falhado a qualificação para o quadro principal, foi a vez de Daniel Batista ser derrotado no Faro Open. Desta feita, já na primeira ronda da grelha mais importante, na qual participou graças a um dos wild cardsatribuídos pela organização do torneio internacional masculino de 15.000 dólares.

O jogador português de 20 anos (número 711 do ranking ITF, que em 2018 foi finalista do Future das Caldas da Rainha) procurava a primeira vitória da temporada mas não conseguiu surpreender o mais cotado Alejandro Gomez, que acabou por vencer por 6-2 e 6-3.

Desta forma, a representação portuguesa em singulares fica reduzida a seis jogadores e todos cumprem a estreia na jornada desta quarta-feira: João Monteiro (segundo cabeça de série), Fred Gil, Tiago Cação, Luís Faria, José Ricardo Nunes e Francisco Dias. Garantida está a presença de pelo menos um na ronda seguinte, dado que os últimos dois medem forças.

O Raquetc é média partner do torneio e transmite em direto os encontros do court 1 no Facebook.

Notícia Raquetc

Daniel Batista foi eliminado na prova individual

Daniel Batista foi eliminado na prova individual do Faro Future Portugal 2, evento inserido no calendário do circuito profissional da ITF.

Na ronda inaugural, Daniel Batista não encontrou argumentos para impedir o triunfo do colombiano Alejandro Gomez, quinto favorito, que venceu por 6-2 e 6-3.

Na primeira ronda em pares, Tiago Cação e o argentino Juan Otegui venceram Pedro Araújo e Tiago Torres, por duplo 6-3, enquanto Francisco Dias e Gonçalo Falcão superaram os norte-americanos Cannon Kingsley e Paul Oosterbaan, por 6-7 (6), 6-3 e 10-7.

José Ricardo Nunes e o polaco Kacper Zuk venceram também, registando os parciais de 7-5  e 6-4 frente aos argentinos Tomas Etcheverry e Genaro Olivien.

Luís Faria e João Monteiro consentiram 6-4 e 6-2 ao finlandês Otto Virtanen e ao britânico Harry Wendelken.

Notícia FPT

Daniel Batista eliminado na ronda inicial do Future de Faro

Por Luísa Palmeira – 26 Fevereiro, 2019Teve esta terça-feira inicio o quadro principal do Faro Future Portugal 2, torneio ITF de $15,000 USD, disputado esta semana no Centro de Ténis de Faro, no Algarve.

Daniel Batista, que recebeu um wildcard por parte da organização para disputar o torneio, foi o único português a entrar em ação no quadro principal esta terça-feira. O jovem português acabou eliminado na ronda inicial, as mãos do quinto cabeça-de-série, o colombiano Alejandro Gomez, pelos parciais 6-2 6-3.

Esta quarta-feira e a vez de Fred Gil, Tiago Cação, José Ricardo Nunes, Francisco Dias, João Monteiro, e Luís Faria entrarem em campo, nos seguintes duelos:

  • Fred Gil (POR) vs Takanyi Garanganga (ZIM)[3]
  • Tiago Cação (POR) vs Giovanni Fonio (ITA) [8]
  • Luís Faria (POR) (WC) vs Mateo Nicolas Martinez (ARG) (Q)
  • José Ricardo Nunes (POR) (WC) vs Francisco Dias (POR) (WC)
  • João Monteiro (POR) [2] vs Antonio Massara (ITA)

Notícia Bolamarela

Já há quatro portugueses nos quartos de final de pares do Faro Open

FARO – O quadro principal de pares do 28.º Faro Open arrancou esta terça-feira e ao contrário da variante de singulares houve sucesso português: no total, foram quatro os representantes nacionais a avançarem para os quartos de final e a eles podem juntar-se ainda outros três.

A jogar em casa, e por isso merecedor de um wild card ao lado do polaco Kacper Zuk (que chegou a ser 21.º e a disputar as meias-finais do Australian Open em juniores), José Ricardo Nunes surpreendeu os terceiros pré-designados Tomas Martin Etcheverry e Genaro Alberto Olivieri (ambos da Argentina) por 7-5 e 6-4 para entrar a ganhar no “seu” torneio.

Antes, já Tiago Cação tinha conhecido o sabor da vitória. O tenista penichense forma parceria com o argentino Juan Bautista Otegui e superou os compatriotas Pedro Araújo e Tiago Torres (convidados pela organização) por 6-3 e 6-3.

Os próximos adversários do jogador do Centro de Alto Rendimento (que em 2018 conquistou três títulos na variante) são os também portugueses Gonçalo Falcão e Francisco Dias, que justificaram o estatuto de segundos cabeças de série ao darem a volta aos norte-americanos Cannon Kingsley e Paul C. Oosterbaan para vencerem, por 6-7(6), 6-3 e 10-7.

Pelo caminho ficaram Luís Faria e João Monteiro, que não conseguiram ter argumentos para a dupla formada por Otto Virtanen e Harry Wendelken (6-4 e 6-2).

Esta quarta-feira entram em ação os restantes portugueses que ainda não se estrearam: Fred Gil joga ao lado de Manuel Pena Lopez e Daniel Batista e Afonso Portugal formam parceria, pelo que está em cima da mesa a possibilidade de Portugal ter sete jogadores nos quartos de final.

Noticia Raquetc

Fábio Coelho não ultrapassa qualifying

Fábio Coelho não ultrapassou o qualifying de singulares do Faro Future Portugal 2, prova da série M15, a segunda em Portugal neste ano.

Na última ronda da fase prévia, Fábio Coelho falhou a qualificação frente ao colombiano Eduardo Struvay, 12.º cabeça de série, por 6-0 e 7-6 (4).

Nesta terça-feira, o programa reserva cinco encontros com tenistas portugueses, um dos quais em singulares, com Daniel Batista a jogar a primeira ronda do quadro principal de singulares com o colombiano Alejandro Gomez, quinto cabeça de série, não antes das 14 horas.

Pedro Araújo e Tiago Torres vão jogar a ronda um em pares perante Tiago Cação e o argentino Juan Otegui, enquanto José Ricardo Nunes e o polaco Kacper Zuk enfrentam os argentinos Tomas Martin Etcheverry e Genaro Olivieri.

Luís Faria e João Monteiro apresentam-se frente ao finlandês Otto Virtanen e ao britânico Harry Wendelken.

Francisco Dias e Gonçalo Falcão medem forças com os norte-americanos Cannon Kingsley e Paul Oosterbaan.

Noticia FPT

Fábio Coelho eliminado na última ronda do qualifying do Faro Open

FARO – Chegou ao fim a prestação portuguesa no qualifying do Faro Open. Fábio Coelho, único jogador “da casa” ainda em prova na fase pré-eliminar do torneio internacional masculino de 15.000 dólares, não conseguiu dar o passo que faltava e foi derrotado.

Uma semana depois de ter disputado o quadro principal do Vale do Lobo Open Magnesium-OK graças a um convite da organização, o tenista natural de Oliveira de Azeméis procurava o primeiro do ano vindo da fase de qualificação, mas não conseguiu surpreender o 12.º cabeça de série, Eduardo Struvay, que venceu por 6-0 e 7-6(4).

O tenista português de 18 anos entrou mal no encontro e não conseguiu vencer qualquer jogo durante o primeiro set, em que chegou a ser assistido ao ombro direito. Mas depois Fábio Coelho recuperou bem e entrou na luta, só que acabou por não conseguir segurar o break de que chegou a dispor e terminou derrotado em dois parciais.

Com esta derrota, a participação portuguesa no quadro principal de singulares fica reduzida aos três que conseguiram ter entrada direta (João Monteiro, Fred Gil e Tiago Cação) e aqueles que foram convidados pela organização (Luís Faria, Daniel Batista, Francisco Dias e José Ricardo Nunes).

Noticia Raquetc

25 DE FEVEREIRO 28º FARO OPEN 2019

Faro Open. João Monteiro é o único português cabeça de série em singulares

FARO – Mais uma semana, mais um torneio internacional masculino a acontecer em Portugal. O Centro de Ténis de Faro recebe a 28.ª edição do Faro Open e os quadros principais foram sorteados esta segunda-feira, dia em que arrancou a ação no que ao qualifying diz respeito.

Número 403 do ranking mundial ATP e 44 ITF, João Monteiro é o segundo candidato ao título. Depois de dois títulos consecutivos no Algarve (em São Brás de Alportel e Tavira) a fechar a temporada internacional de 2018, o portuense regressou à ação em solo português com uma segunda ronda em Vale do Lobo e persegue o primeiro título do ano. O adversário inaugural é o italiano Antonio Massara, Antonio Massara (691.º ATP).

Fred Gil, que tinha sido cabeça de série na última semana, teve menos sorte no sorteio e vai estrear-se perante o terceiro favorito Takaniy Garanganga (terceiro pré-designado), tendo um possível encontro com Luís Faria (começa frente a um qualifier) na segunda ronda. Tiago Cação mede forças com o italiano Giovanni Fonio (oitavo favorito) e Daniel Batista com Alejandro Gomez (quinto), enquanto os wild cards José Ricardo Nunes e Francisco Diasmedem forças na primeira eliminatória.

Da fase de qualificação pode ainda surgir Fábio Coelho, o único dos cinco portugueses a conhecer o sabor da vitória na jornada desta segunda-feira. Caso volte a vencer, o tenista de Oliveira de Azeméis medirá forças com um dos seguintes jogadores: Simon Anthony Ivanov, Alvaro Lopez San Martin, Tomas Martin Etcheverry, Luís Faria, Manuel Pena Lopez ou Michael Geerts.

Em pares são 11 os tenistas “da casa” a ir a jogo.

Quadro principal de singulares:

Quadro principal de pares:

Ordem de encontros de terça-feira:

Notícia Raquetc

Sorteio dita que Francisco Dias enfrente José Ricardo Nunes

O sorteio do Faro Future Portugal 2, prova da série M15, ditou um encontro entre tenistas portugueses, com Francisco Dias a enfrentar José Ricardo Nunes.

Enquanto João Monteiro, segundo favorito, medirá forças com o italiano António Massara, Daniel Batista decidirá com o colombiano Alejandro Gomez, quinto pré-designado, a passagem à segunda ronda.

Fred Gil vai encarar o terceiro cabeça de série, o zimbabueano Takanyi Garanganga e Tiago cação o oitavo, o italiano Giovani Fonio.

Luís Faria espera a conclusão qualifying, que ficou sem tenistas portugueses nesta segunda-feira, para conhecer o primeiro adversário.

Noticia FPT

Faria, Batista, Dias e Nunes recebem wild card

Luís Faria, Daniel Batista, Francisco Dias e José Ricardo Nunes receberam wild card para o quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2, a segunda competição M15 em Portugal neste ano.

Estes quadros portugueses juntam-se a João Monteiro, segundo cabeça de série, Fred Gil e Tiago Cação, com entrada direta no quadro principal de singulares da prova no Centro de Ténis de Faro.

Noticia FPT

Gonçalo Falcão, Tiago Torres e Pedro Araújo afastados

Gonçalo Falcão, Tiago Torres e Pedro Araújo foram afastados na primeira ronda do qualifying do M15 Faro Future Portugal 2.

Frente ao nono cabeça de série, o britânico Jonathan Gray, Gonçalo Falcão permitiu os parcelares de 6-2 e 6-1.

Tiago Torres também não conseguiu evitar a eliminação perante o colombiano Eduardo Struvay, 12.º cabeça de série, que fechou com 6-3 e 6-4.

Pedro Araújo foi vencido pelo brasileiro Oscar José Gutierrez, sexto cabeça de série, por duplo 6-2.

Noticia FPT

Fábio Coelho avança e João Graça com cedência

Fábio Coelho avançou e João Graça teve uma cedência na primeira ronda do qualifying de singulares do Faro Future Portugal 2, prova de categoria M15.

Enquanto Fábio Coelho surpreendeu o segundo cabeça de série, o norte-americano Michael Zhu, por 7-5 e 6-4, João Graça cedeu perante o quarto pré-designado, o francês Jaimee Floyd, por 6-1 e 6-4.

Noticia FPT

Fábio Coelho avança para a última ronda do qualifying do Faro Open

FARO – Cinco encontros, um vencedor português. Fábio Coelho foi o único jogador “da casa” a ultrapassar a primeira ronda do qualifying e volta à ação na jornada de terça-feira para lutar por um lugar no quadro principal de singulares do Faro Open, o segundo torneio internacional de 15.000 dólares a ser realizado em Portugal este ano.

O jogador natural de Oliveira de Azeméis entrou em ação logo pela manhã, no court central do Centro de Ténis de Faro, e conseguiu superar o quinto cabeça de série Michael Zhu, por 7-5 e 6-4, para chegar à segunda e última ronda da qualificação.

Ao encontro de Fábio Coelho seguiram-se outros quatro com participação portuguesa mas nenhum deles conseguiu seguir em frente: João Graça perdeu por 6-1 e 6-4 para Jaimee Floyd Angele (quarto cabeça de série), Tiago Torres por 6-3 e 6-4 para Eduardo Struvay (12.º), Gonçalo Falcão por 6-2 e 6-1 para Jonathan Gray (nono) e Pedro Araújo por 6-2 e 6-2 para Oscar José Gutierrez (sexto).

Todos os jogadores portugueses receberam um wild card, dado que devido às novas regras implementadas pela Federação Internacional de Ténis (que encurtou os qualifyings de 128 para 24 vagas) nenhum conseguiu ter entrada no torneio.

Na terça-feira concluem-se os encontros da fase de qualificação e dá-se início aos quadros principais.

Ordem de encontros:

Noticia Raquetc

José Ricardo Nunes entre os quatro portugueses convidados para o quadro principal do Faro Open

FARO – Quatro wild cards, quatro tenistas portugueses convidados. Tal como em Vale do Lobo, também os convites para o quadro principal da 28.ª edição do Faro Open foram entregues a jogadores “da casa”.

Recém-consagrado campeão regional do Algarve pela 14.ª vez na carreira, José Ricardo Nunes, jogador do Centro de Ténis de Faro, beneficiou da vitória de Tiago Cação no pré-qualifying para receber o convite: isto porque o tenista penichense (que optou por jogar no fim de semana para ganhar ritmo competitivo) teve entrada direta no quadro principal, acabando por libertar mais um convite para a organização.

Para além do tenista algarvio foram ainda convidados para o quadro principal Luís Faria (que na última semana chegou à segunda ronda em Vale do Lobo), Daniel Batista e Francisco Dias.

Estes quatro jogadores juntam-se a João Monteiro e Fred Gil, que tal como Tiago Cação tiveram entrada direta no quadro principal de singulares. E à procura de um lugar estão ainda os jogadores lusos que esta segunda-feira começaram a disputar o qualifying.

Noticia Raquetc

24 DE FEVEREIRO 28º FARO OPEN 2019

 

Faro Open. Cinco portugueses no qualifying graças aos wild cards

FARO – A 28.ª edição do Faro Open começa esta segunda-feira no Centro de Ténis de Faro com os encontros da fase de qualificação. Em jogo estão 15.000 dólares em prémios monetários naquele que é o segundo ITF masculino do ano a acontecer em Portugal e também um dos mais antigos do calendário.

Pela segunda semana consecutiva, nenhum tenista português conseguiu ter entrada direta na fase de qualificação: as novas regras levaram à redução dos quadros de 128 para 24 jogadores, pelo que tal como em Vale do Lobo também aqui o cenário será bem diferente daquele que se viveu nos anos anteriores e, em particular, na temporada transata.

Por isso, a única forma de os jogadores “da casa” acederem ao quadro de qualificação foi através dos wild cards, que foram entregues a Gonçalo Falcão, João Graça, Fábio Coelho, Tiago Torres e Pedro Araújo.

Os primeiros encontros do qualifying estão marcados para as 10h desta segunda-feira, dia em que se completa a primeira ronda. Na terça-feira será concluída a fase preliminar e dados os primeiros passos no quadro principal.

O Raquetc é média partner do torneio e está no terreno a acompanhar o desenrolar da ação, assegurando a transmissão dos encontros do court central.

Quadro de qualificação:Ordem de encontros de segunda-feira, 25 de fevereiro:

Notícia Raquetc