2011 – 19º FARO FUTURE PORTUGAL 1

get_imagem.php

Decorreu este ano mais uma edição bem sucedida, do torneio internacional masculino “Faro Future Hotel Mónaco”, no Centro de Ténis de Faro de 26 Fevereiro a 06 de Março, a contar para o ranking mundial ATP Tour, contando com a participação de 150 jogadores de ténis, representantes de 49 países.

Ver resultados

Pedro Sousa, actual 505ºATP, falhou esta tarde o segundo título da carreira ao perder na final do 19º Faro Future Hotel Mónaco. O tenista português não conseguiu dar seguimento à excelente série de virórias alcançada durante a semana, e cedeu por 6-4 3-6 6-2 frente ao eslovaco Kamil Capkovic, actual 603º e ex-211º da hierarquia mundial masculina.
Esta foi apenas a terceira final da carreira do tenista lisboeta orientado por Bernardo Mota. Nas duas anteriores, ambas em 2009, Pedro arrecadou o título no Future de Denia, Espanha, e ficou igualmente com a vice-liderança em Bauru, Brasil.

Nos pares, os vencedores foram a dupla formada por Fernando Vicente (Espanha, 29 ATP em 2000) e Steven Diez (Canadá).

O torneio “Faro Future Portugal 1” que já vai no seu 19º ano consecutivo teve como patrocinadores principais, o Hotel Mónaco, o Municipio de Faro, Allianz, Crédito Agrigola e Loja Aki Faro.

Quadro Principal Singulares

Quadro Principal Pares

Prova de Qualificação

 

25 DE FEVEREIRO
19.º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 1”SELECÇÃO NACIONAL MASCULINA SUB16 E SUB18 – REUNIDA NA CAPITAL ALGARVIA

O “Faro Future – Portugal 1, é considerado o mais antigo torneio internacional de ténis do Algarve e um dos maiores do país. Com um prize-money de US$ 10.000,00, este evento, este ano bateu o record máximo de inscrições, com 163 tenistas de mais de 40 nacionalidades, que irão se defrontar nos courts do Centro de Ténis de Faro (CTF) entre 26 de Fevereiro e 6 de Março.
O “Faro Future – Portugal 1” tem programado para 26, 27 e 28 de Fevereiro o “Qualifying”, quadro de 128 jogadores que apurará os 8 jogadores melhores para integrarem nos dias 1 Março a 6 de Março o “Quadro Principal”, composto por 32 jogadores. Os jogos são diários e vão decorrer ininterruptamente entre as 10h00 e as 18h00 nos 6 campos de ténis de CTF, situados nas Gambelas, em Faro. A final está marcada para as 15 horas do dia 6 de Março, seguida de entrega de prémios.
A organização do 19.º Torneio Internacional “Faro Future – Portugal 1”, 1.º torneio internacional masculino a realizar em Portugal em 2011 com um prémio de dez mil dólares, está a cargo do CTF, clube com cerca de 300 atletas federados, que fica ainda responsável por toda a logística do evento, desde o acolhimento ao transporte, alojamento e assistência médica dos atletas.

O torneio “Faro Future Portugal 1” que já vai no seu 19º ano consecutivo tem como patrocinadores principais, o Hotel Mónaco, a Câmara Municipal de Faro, Allianz, Crédito Agrigola e Loja Aki Faro.

No quadro principal podemos contar com o jogador esperança espanhola, Javier Marti, como principal favorito (308 ATP) e mais 4 portugueses, o Pedro Sousa, Frederico Silva, André Murta e o nosso atleta José Ricardo Nunes. De salientar também a presença no torneio do irmão do Novak Djokovic (recente vencedor do Open da Austrália), o sérvio Marko Djokovic.

O torneio conta com uma equipa de 6 árbitros internacionais, chefiada pelo inglês Ross Seeats, e que integra ainda os árbitros algarvios Marco Romão e Pedro Valente.
Prosseguindo a estratégia do seu executivo em consolidar o Algarve a nível internacional enquanto destino de férias de eleição para a prática desportiva ao ar livre ao longo de todo o ano, o Hotel Mónaco é um dos principais patrocinadores deste evento desportivo de referência, que durante dez dias traz à região um apreciável número de jogadores e adeptos do ténis de todo o mundo. Patrocinam ainda o evento, o Hotel Mónaco, a Câmara Municipal de Faro, Allianz, Crédito Agrigola e Loja Aki Faro.

Um total de 24 tenistas portugueses iniciam no sábado a discussão por um lugar no quadro principal de singulares do ITF Futures Faro, torneio de 10.000 dólares em prémios monetários, pontuável para o “ranking” ATP.

A primeira ronda do “qualifying” começa às 9.30 horas, nos “courts” do Centro de Ténis de Faro, reservando três embates entre portugueses: Gonçalo Oliveira-José Maria Moya, Manuel Leite-Hugo Moraes e Diogo Lourenço-João Lobo.

Restantes encontros da ronda inaugural que envolvem tenistas lusos: Roque Rocha-David Thurner (GB), Pedro Ferraz-Marcos Esparcia Omedas (Esp), João Calheiros Lobo-Kirill Dmitriev (Rus), Bruno Pedrosa-Julien Demois (Fra), Martim Trueva-Julien Sterbelle (Bel), Vasco Valverde-Antal van der Duim (Hol), Vasco Leitão-Aaron Colas Sanchez (Esp), Vítor Silva-Garcia Rguez (Esp), Filipe Mendes-Nikki Roenn (GB), Luca Barbosa-Tinotenda Chanakira (Zim), João Domingues-Ankit Sachdeva (Ind), Tavares Marques de Carvalho-Ben Zink (EUA), Tiago Ferreira-Eduardo Dischinger (Bra), Rodrigo Freitas-Marco Diercky (Bel), Henrique Sousa-Stefan Sterland Markovic (GB), Miguel Santos-Dylan Sessagesimi (Sui), Manuel Almeida-Cristian Mendez (Esp) e António Sousa-Andrew Fitzpatrick (GB).

O Centro de Ténis de Faro situa-se em Gambelas, as entradas são livres, inclusive para a final, agendada para as 15:00 horas do dia 6 de Março.

26 DE FEVEREIRO
19.º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 1”

A primeira ronda da fase de qualificação de singulares do ITF Futures Faro ficou concluída neste sábado, com 17 dos 48 portugueses inscritos a lograrem seguir em frente.

Martim Trueva, José Maria Moya, Hugo Moraes, João Domingues, Vítor Silva, Diogo Lourenço, Gonçalo Pereira, Ricardo Marreiros, Ricardo Jorge, Francisco Dias, Gonçalo Loureiro, Samuel Cabanas, João Fazendeiro, João Monteiro, Pedro Ribeiro, Manuel Cavaco e Vasco Pascoal são os representantes lusos na seguda ronda do torneio algarvio, no domingo.

O Centro de Ténis de Faro situa-se em Gambelas, as entradas são livres, inclusive para a final, agendada para as 15:00 horas do dia 6 de Março.

27 DE FEVEREIRO
19.º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 1″  Trueva e Pascoal a um encontro do quadro principal

Martim Trueva e Vasco Pascoal venceram os respectivos encontros na terceira ronda do quadro de qualificação de singulares do ITF Futures Faro, que contempla prémios monetários no valor de dez mil euros.

Campeão nacional absoluto, Trueva desembaraçou-se do gaulês Julien Demois pelos parciais de 6-3, 6-7(2/7) e 6-4, e Vasco Pascoal precisou de dois “sets” – 7-6 (7/3) e 7-5 – para deixar  o italiano Matthias Wolf pelo caminho.

Na derradeira ronda do “qualifying”, Trueva vai defrontar o russo Kirill Dmitriev e Pascoal o espanhol Lopez-Perez.

Os restantes cinco tenistas lusos que entraram em acção nesta ronda foram afastados.

Eduardo Sishinger (Bra)-João Domingues (POR), 6-2 e 6-4; Ismael Rodriguez-Ramos (Esp)-Francisco Dias (POR), 6-1 e 6-2; Ricardo Rodriguez (Ven)-Gonçalo Pereira (POR), 6-2, 4-6 e 6-1; Enrique Lopez-Perez (Esp)-Manuel Cavaco (POR), 6-2 e 6-1.

Pedro Sousa teve entrada directa no quadro principal, bem como os três “wild cards”, José Ricardo Nunes, André Gaspar Murta e Frederico Silva.

O Centro de Ténis de Faro situa-se em Gambelas, as entradas são livres, inclusive para a final, agendada para as 15:00 horas do dia 6 de Março.

28 DE FEVEREIRO
19.º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 1″  Trueva e Pascoal cedem na derradeira ronda

Martim Trueva e Vasco Pascoal não conseguiram um lugar no quadro principal de singulares do ITF Futures Faro ao ceder no quarto e ultimo encontro de qualificação.

Trueva, nono cabeça-de-serie, cedeu em três “sets” frente ao russo Kirill Dmitriev pelos parciais de 7-6(5), 4-6 e 6-2.

Pascoal, no frente-a-frente com o espanhol Enrique Lopez-Peres, oitavo pré-designado, não conseguiu melhor que um resultado final de 7-5 e 6-1 favorável ao jogador hispânico.

Sousa, Nunes, Murta e Silva no quadro principal

Pedro Sousa, José Ricardo Nunes, André Gaspar Murta e Frederico Silva, que tiveram entrada directa no quadro principal de singulares, já têm definidos os adversários na primeira ronda do ITF Futures Faro.

Pedro Sousa defronta o argentino Juan-Pablo Amado, segundo cabeça-de-serie, José-Ricardo Nunes mede forças com o espanhol Carlos Gomez-Herrera, Andre Gaspar Murta vai tentar levar a melhor sobre o belga Marco Dierckx e Frederico Silva tem um frente a frente com o gaulês Rudy Coco, quinto pré-designado.

O Centro de Ténis de Faro situa-se em Gambelas, as entradas são livres, inclusive para a final, agendada para as 15:00 horas do dia 6 de Março.

1 DE MARÇO
19.º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 1″   Quadro de pares sem portugueses

A representação nacional no quadro de pares do future de Faro, dotado de 10 mil dólares, foi extinta com a eliminação das três duplas com portugueses.

O duo formado por José Ricardo Nunes e Gonçalo Pereira permitiram 2-6 e 3-6 ao par constituído pelo australiano Joel Lindner e pelo alemão Richard Waite.

Num duelo Ibérico com os espanhóis Carlos Gomez-Herrera e Javier Marti, os elementos da segunda dupla 100 por cento lusa, Bruno Pedrosa e Henrique Sousa, perderam com 3-6 e 0-6.

Ao lado do indiano Ankit Sachdeva, Manuel Cavaco não teve melhor sorte e despediu-se com duplo 1-6 cedido ao duo espanhol Ignacio Coll-Riudavets/Gerard Granollers-Pujol.

Pedro Sousa, actual número seis nacional e 504º tenista ATP, qualificou-se nesta terça-feira para a segunda ronda do Future de Faro 2011.

O jovem lisboeta, que recentemente começou a trabalhar com Bernardo Mota, vencia por 6-1 1-0 quando o segundo cabeça-de-série e número 372 ATP, Juan Pablo Amado, teve de desistir. Na segunda ronda, Sousa vai medir forças com o vencedor do encontro entre os alemães Richard Waite e Marc Sieber.

Pelo caminho ficaram os wildcards José Ricardo Nunes e Frederico Silva. Nunes, jogador do CTFaro, sem ranking mundial, não resistiu ao espanhol Carlos Gomez-Herrera, número 572 do mundo, e perdeu por 6-3 6-2. Frederico, de 15 anos, deu muito trabalho ao francês Rudy Coco, 5º favorito e número 420 ATP, mas acabou derrotado por 3-6 6-2 6-1.

Amanhã entra em acção André Gaspar Murta, último dos portugueses a estrear-se no evento algarvio.

O Centro de Ténis de Faro situa-se em Gambelas, as entradas são livres, inclusive para a final, agendada para as 15:00 horas do dia 6 de Março.

2 DE MARÇO
19.º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 1″ Derrota do jovem português deixa Pedro Sousa como único representante português no Future de Faro

O wildcard André Gaspar Murta, sem ranking mundial, foi eliminado nesta quarta-feira, na primeira ronda do Future de Faro, prova que distribui 10 mil dólares em prémios monetários. O jovem português ainda deu trabalho ao qualifier belga Marco Dierckx, mas acabou derrotado em três sets, por 6-3 1-6 6-1.

Pedro Sousa, número 504 ATP, é agora o único tenista nacional em prova e vai defrontar o alemão Marc Sieber na segunda ronda. O encontro realiza-se na quinta-feira, ao final da manhã.

O Centro de Ténis de Faro situa-se em Gambelas, as entradas são livres, inclusive para a final, agendada para as 15:00 horas do dia 6 de Março.

3 DE MARÇO
19.º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 1″ Jovem lisboeta está entre os oito melhores do Future de Faro após mais uma excelente vitória

Pedro Sousa, número seis português e 504º tenista do ranking mundial, qualificou-se nesta quinta-feira para os quartos-de-final do Future de Faro 2011, competição disputada nos courts de piso rápido do Centro de Ténis de Faro, que distribui 10 mil dólares em prémios monetários.

O talentoso tenista nacional, agora orientado por Bernardo Mota, foi o único português a avançar para a segunda ronda do Quadro Principal e hoje voltou a ganhar. O alemão Marc Sieber, número 614 ATP, ainda ofereceu muita réplica ao português, mas acabou derrotado por 3-6 6-3 6-4.

Nos quartos-de-final, que se disputam nesta sexta-feira, Sousa vai defrontar o francês Rudy Coco, quinto cabeça-de-série e carrasco de Frederico Silva na primeira eliminatória.

O Centro de Ténis de Faro situa-se em Gambelas, as entradas são livres, inclusive para a final, agendada para as 15:00 horas do dia 6 de Março.

4 DE MARÇO
19.º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 1″ Jovem lisboeta treinado por Bernardo Mota alcança uma das melhores vitórias do ano e já está nas meias-finais do 19º Faro Future

Pedro Sousa, actual 505º da hierarquia mundial masculina, apurou-se nesta sexta-feira para as meias-finais do 19º Faro Future, competição que distribui 10,000 euros em prémios monetários e se disputa em hardcourts. O jovem lisboeta alcançou mais uma excelente vitória ao bater o mais cotado francês Rudy Coco, 5ºCS e actual 418ºATP, por 7-6(3), 7-5.

Este é o melhor resultado da época do tenista lisboeta, que começou há algumas semanas a trabalhar com Bernardo Mota. Pedro não alcançava as meias-finais em qualquer torneio desde Setembro do ano passado, quando caiu nas meias-finais do Porto Open.

Na próxima ronda, Sousa terá novo duro desafio pela frente. O seu oponente nas meias-finais será o espanhol Gerard Granollers-Pujol, 3ºCS e 396ºATP. Os dois já se defrontaram por duas vezes, ambas em 2009, e em terra-batida, com a vitória a sorrir em ambas ao português.

O Centro de Ténis de Faro situa-se em Gambelas, as entradas são livres, inclusive para a final, agendada para as 15:00 horas do dia 6 de Março.

5 DE MARÇO
19.º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 1″ Pedro Sousa vence terceiro cabeça de série e está na final

Pedro Sousa garantiu hoje a presença na final de singulares do 19.º Faro Future Hotel Mónaco.

Sousa, 505.º mundial, bateu por duplo 6-2 o espanhol Gerard Granollers, terceiro cabeça de série do torneio algarvio.
O tenista português espera agora o desfecho do jogo entre Mohamed Saftwat (EGY) e Kamil Capkovic (SVK).

Fernando Vicente (ex 29ATP) e Steven Diez venceram o torneio de pares.

O Centro de Ténis de Faro situa-se em Gambelas, as entradas são livres, inclusive para a final, agendada para as 15:00 horas do dia 6 de Março.

6 DE MARÇO
19.º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 1″ Pedro perde final em Faro

Decorreu este ano mais uma edição bem sucedida, do torneio internacional masculino “Faro Future Hotel Mónaco”, no Centro de Ténis de Faro de 26 Fevereiro a 06 de Março, a contar para o ranking mundial ATP Tour, contando com a participação de 150 jogadores de ténis, representantes de 49 países.

Pedro Sousa, actual 505ºATP, falhou esta tarde o segundo título da carreira ao perder na final do 19º Faro Future Hotel Mónaco. O tenista português não conseguiu dar seguimento à excelente série de virórias alcançada durante a semana, e cedeu por 6-4 3-6 6-2 frente ao eslovaco Kamil Capkovic, actual 603º e ex-211º da hierarquia mundial masculina.
Esta foi apenas a terceira final da carreira do tenista lisboeta orientado por Bernardo Mota. Nas duas anteriores, ambas em 2009, Pedro arrecadou o título no Future de Denia, Espanha, e ficou igualmente com a vice-liderança em Bauru, Brasil.

Segundo o treinador Bernardo Mota, o pupilo, 505.º da hierarquia, “portou-se muito bem frente a um jogador muito experiente [já foi 211.º no ranking ATP]”. “O Pedro não jogou tão bem como nos encontros anteriores. Acusou a pressão de estar a disputar a primeira final em ano e meio [ITf Future Brasil em Outubro de 2009]. O momento chave do jogo foi no 2-2 do terceiro parcial, quando o Pedro sofreu um ‘break’ e o ‘set’ fugiu-lhe a partir daí. No entanto ficam perspectivas muito boas.” Para Pedro Sousa  seguem-se agora qualificações dos “Challengers” marroquinos de Rabat e Marraquexe.

Nos pares, os vencedores foram a dupla formada por Fernando Vicente (Espanha, 29 ATP em 2000) e Steven Diez (Canadá).

O torneio “Faro Future Portugal 1” que já vai no seu 19º ano consecutivo teve como patrocinadores principais, o Hotel Mónaco, o Municipio de Faro, Allianz, Crédito Agrigola e Loja Aki Faro.