13º FARO LADIES OPEN (13 a 20 Outubro 2024)
Faro Ladies Open Quadro Singulares
Faro Ladies Open Press Release 20-10-2024
Faro Ladies Open Press Release 19-10-2024
Faro Ladies Open Press Release 18-10-2024
Faro Ladies Open Press Release 17-10-2024
Faro Ladies Open Press Release 16-10-2024
Faro Ladies Open Press Release 15-10-2024
Monika Stankiewicz vence Matilde Jorge e sagra-se campeã do Faro Ladies Open
FARO — Monika Stankiewicz levou até ao fim a campanha de sonho no Faro Ladies Open e conquistou o primeiro título aos 17 anos com uma vitória por 7-6(3) e 6-3 sobre Matilde Jorge na final deste domingo.
A jovem polaca chegou ao Centro de Ténis e Padel de Faro para jogar o qualifying e uma semana depois despediu-se com sete vitórias (todas em dois sets) e o primeiro troféu naquele que foi apenas o sexto torneio profissional da carreira — ainda é a número 20 mundial de sub 18, mas já não voltará a competir como júnior.
972.ª classificada no ranking WTA, Stankiewicz não acusou a pressão de estar a jogar a primeira decisão e logo frente a uma jogadora da casa. Pelo contrário, Jorge (366.ª) sentiu mais o momento e falhou a conquista do segundo troféu, um mês e meio depois de fazer a festa em Leiria.
A vimaranense sentiu dificuldades na pancada de serviço e não aproveitou nenhuma das duas oportunidades em que serviu para conquistar a primeira partida (5-4 e 6-5), cometendo inclusive duas duplas faltas — entre um total de 11 no encontro — na primeira ocasião. Jorge voltou a baixar o rendimento no tie-break e Stankiewicz aproveitou para se aproximar do título, desgastando cada vez mais a tenista portuguesa, que para além de chegar à final mais cansada (e ainda a recuperar de uma constipação) teve quase sempre de ser a jogadora à procura da iniciativa perante uma adversária extremamente consistente e que raramente lhe permitiu respirar.
Para Matilde Jorge, a prestação no Faro Ladies Open vai traduzir-se numa subida de cerca de quatro dezenas de posições que a levará novamente à melhor classificação da carreira, cada vez mais próxima da estreia no top 300.
No caso de Monika Stankiewicz, a semana de sonho significará uma subida de quase 300 lugares, bem para dentro do top 700.
Matilde Jorge afasta primeira cabeça de série e apura-se para a final do Faro Ladies Open
FARO — Matilde Jorge (366.ª WTA) apurou-se pela segunda vez na carreira para a final de singulares de um torneio internacional ao eliminar a primeira cabeça de série do Faro Ladies Open, a austríaca Sinja Kraus (209.ª), por 6-2 e 6-2.
A número dois nacional roçou a perfeição nos momentos importantes e juntou o nome ao da polaca Monika Stankiewicz (974.ª), de apenas 17 anos e a jogar o sexto torneio da carreira como profissional, na final de domingo.
O encontro prolongou-se por 2h02 e foi o melhor da semana por parte de Jorge. A vimaranense adaptou-se melhor às condições ventosas e aproveitou o desconforto da austríaca para vencer a maior parte dos pontos importantes, com destaque para o sexto jogo do encontro, no qual sobreviveu a 12 vantagens no serviço para consolidar o break que lhe permitiu agarrar o ascendente.
Um mês e meio depois de inaugurar o palmarés individual com um título em Leiria, Matilde Jorge vai jogar, em Faro, a segunda final de singulares da carreira.
A derradeira adversária será a tenista sensação da semana, que ainda não perdeu qualquer set.
Weronika Falkowska e Stephanie Visscher são as novas campeãs de pares do Faro Ladies Open
FARO — A polaca Weronika Falkowska e a neerlandesa Stephanie Visscher sagraram-se campeãs de pares da 13.ª edição do Faro Ladies Open ao vencerem a búlgara Lia Karatancheva e a letã Diana Marcinkevica na final deste sábado.
As segundas cabeças de série levaram a melhor por 6-4, 2-6 e 10-5 num encontro de 1h38 que abriu a jornada.
Para Falkowska, de 24 anos, o título deste sábado tratou-se do quarto da temporada e 25.º da carreira, já para Judith Visscher, da mesma idade, a conquista na capital do Algarve traduziu-se na sexta da temporada e 23.ª da carreira.
Antes de vencerem em Faro, Falkowska e Judith Visscher já tinham celebrado lado a lado num ITF W35 em Bujumbura, no Burundi.
Matilde Jorge resiste a braço de ferro de três horas e chega às meias-finais do Faro Ladies Open
FARO — Matilde Jorge terminou muito melhor do que começou e celebrou a passagem às terceiras meias-finais de singulares da carreira no Faro Ladies Open.
Depois de ter perdido um set pela primeira vez esta semana, a número dois portuguesa (366.ª classificada no ranking WTA) deu a volta a Gina Feistel (303.ª) e eliminou a quinta cabeça de série com os parciais de 2-6, 6-4 e 7-6(4) ao cabo de 2h55.
A jovem lusa demorou a entrar no embate, mas depois de passar ao lado da primeira partida aproveitou uma quebra de rendimento e alguns erros repentinos de Feistel para assinar o primeiro break do segundo set e entrar na discussão. A partir daí, Jorge aumentou a intensidade, explorou mais a esquerda da polaca e nunca mais largou o osso, mesmo quando a favorita devolveu a quebra de serviço ou — por duas vezes — passou para a frente no parcial decisivo.
Mais corajosa, a tenista “da casa” colheu os frutos da persistência demonstrada, que acompanhou de mais iniciativa, e selou no tie-break uma vitória que já tinha ameaçado minutos antes, ao dispor de um 0-40 no jogo de resposta ao 4-4.
Campeã em Leiria e semifinalista em Santarém no início de setembro, Matilde Jorge vai jogar, em Faro, as terceiras meias-finais de singulares da carreira. O acesso à final será discutido com a austríaca Sinja Kraus (209.ª), primeira cabeça de série que, após travar as portuguesas Maria Garcia e Angelina Voloshchuk, eliminou a espanhola Eva Guerrero Alvarez por 6-2 e 6-2 na manhã desta sexta-feira.
Angelina Voloshchuk eliminada pela cabeça de cartaz após braço de ferro em Faro
FARO — Angelina Voloshchuk (762.ª WTA) vendeu cara a derrota para a primeira cabeça de série do Faro Ladies Open até que se despediu do ITF W35 algarvio na segunda ronda do quadro principal de singulares.
Depois de três vitórias (duas na fase de qualificação), a jovem portuguesa de 17 anos lutou de igual para igual com Sinja Kraus (209.ª) até que a austríaca triunfou por 6-3, 3-6 e 6-4 ao cabo de 2h14.
Voloshchuk tirou proveito das condições ventosas e criou muitas dificuldades a Kraus do fundo do campo. A principal candidata ao título nunca se sentiu confortável e a tenista lusa aproveitou para nivelar o embate desde a linha de fundo, pecando apenas por alguma precipitação na reta final (um par de erros em excesso custou-lhe o último jogo de serviço).
A derrota de Angelina Voloshchuk deixou Matilde Jorge como única representante portuguesa na variante de singulares. A número dois nacional voltou a vencer em duas partidas para alcançar pela segunda semana consecutiva os quartos de final de uma prova no Algarve.
Matilde Jorge alcança os segundos quartos de final consecutivos no Algarve
FARO — Matilde Jorge continua a somar vitórias na região algarvia e esta quinta-feira apurou-se para os quartos de final de singulares do Faro Ladies Open.
Um dia depois de eliminar a quarta cabeça de série, a número dois nacional (366.ª WTA) confirmou o favoritismo sobre a qualifier eslovena Salma Drugdova (569.ª), responsável pelo afastamento de Sara Lança na véspera, e venceu pelos parciais de 6-4 e 6-2.
Nenhuma das jogadoras esteve confortável na pancada de serviço, mas Jorge foi bem mais assertiva na resposta e compensou o dia menos positivo no golpe de saída para celebrar pela segunda vez no Centro de Ténis e Padel de Faro.
À procura das terceiras meias-finais da carreira, Matilde Jorge terá como próxima adversária no Faro Ladies Open a polaca Gina Feistel, número 303 mundial.
Angelina Voloshchuk celebra pela terceira vez e apura-se para a segunda ronda em Faro
FARO — Angelina Voloshchuk (762.ª WTA) estava a controlar o encontro com Sofia Shapatava (6-2 e 2-0) quando a adversária desistiu e lhe permitiu celebrar mais cedo a passagem à segunda ronda do quadro principal de singulares do Faro Ladies Open.
Depois de duas vitórias na fase de qualificação, a última nos campos cobertos, a jovem portuguesa de 17 anos regressou ao court principal do Centro de Ténis e Padel de Faro e só precisou de 49 minutos para juntar-se a Matilde Jorge na segunda eliminatória.
Voloshchuk sentiu algumas dificuldades na pancada de serviço (cometeu sete duplas faltas), mas compensou com uma boa dose de agressividade do fundo do court para ditar o rumo do encontro frente a uma adversária mais passiva que não teve ritmo para a acompanhar. A tenista da Geórgia foi assistida ao pescoço no final da primeira partida e ainda jogou mais dois jogos até que acabou por abdicar da conclusão do duelo de qualifiers.
Na segunda ronda, Angelina Voloshchuk vai medir forças com a vencedora do encontro entre a primeira cabeça de série, a austríaca Sinja Kraus (209.ª), e a amiga e colega de seleção Maria Garcia (1280.ª).
Matilde Jorge afasta cabeça de série no Faro Ladies Open
FARO — Matilde Jorge (366.ª classificada no ranking WTA) entrou com o pé direito na 13.ª edição do Faro Ladies Open e apurou-se para a segunda ronda do quadro principal de singulares ao eliminar a suíça Ylena In-Albon (319.ª) por 7-5 e 6-3.
Uma semana depois de chegar aos quartos de final no The Campus com uma vitória sobre a cabeça de cartaz pelo meio, a número dois nacional voltou a superar uma candidata ao título em duas partidas. E o encontro até podia ter sido resolvido mais cedo, dado que Jorge liderou a primeira partida por 5-2 com set points nos dois jogos seguintes.
A jogadora da casa estava preparada para as variações de jogo de In-Albon, mas acusou o momento e precisou de respirar fundo para estancar a série de jogos ganhos de forma consecutiva pela suíça e recuperar o ascendente. Quando o fez, Jorge voltou a ser superior do fundo do court e a causar-lhe dificuldades com variações no ritmo e sobretudo na altura, com a recompensa a chegar na forma de uma vitória em duas partidas ao cabo de 2h16.
Exclusivamente dedicada aos singulares esta semana, uma vez que em pares já não consegue pontuar em torneios desta categoria, Matilde Jorge vai discutir a passagem aos quartos de final com Salma Drugdova (569.ª). A qualifier eslovena deu a volta a Sara Lança (972.ª) para vencer a portuguesa com os parciais de 4-6, 6-1 e 6-1.
Angelina Voloshchuk apura-se para o quadro principal do Faro Ladies Open
FARO — Angelina Voloshchuk celebrou pela segunda vez consecutiva no Centro de Ténis e Padel de Faro e selou a passagem ao quadro principal de singulares do Faro Ladies Open, aumentando para seis o número de representantes portuguesas na 13.ª edição do torneio (este ano um ITF W35) que se desenrola até 20 de outubro com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis.
762.ª classificada no ranking WTA, a jovem de 17 anos eliminou a dinamarquesa Rebecca Munk Mortensen (570.ª) em duas partidas, pelos parciais de 6-3 e 7-5, num encontro disputado nos courts cobertos.
O mau tempo obrigou à transferência de todos os embates de singulares para condições indoor e levou ao cancelamento da primeira ronda de pares, que deveria concluir a jornada desta terça-feira.
Angelina Voloshchuk foi a única portuguesa a atuar na segunda ronda da fase de qualificação e com o apuramento juntou-se a Matilde Jorge (366.ª) e às wild cards Sara Lança (970.ª), Maria Garcia (1293.ª), Francisca Laúndes e Bárbara Brito no quadro principal de singulares.
Todas jogarão numa “quarta-feira gorda” composta pelos 16 encontros da primeira ronda de singulares.
Voloshchuk foi sorteada contra Sofia Shapatava (568.º) num duelo de qualifiers que cruza com o embate entre Garcia e a primeira cabeça de série, a austríaca Sinja Kraus (209.ª).
Ainda na metade superior, Jorge — a única portuguesa com entrada direta nesta fase da prova — vai desafiar a suíça Ylena In-Albon (319.ª), quarta pré-designada, na mesma secção do embate de Lança com a qualifier Salma Drugdova (569.ª) e num quarto do quadro que também conta com Laúndes (enfrenta a qualifier Johanne Christine Svendsen, 680.ª). Brito é a única portuguesa na metade inferior do quadro e abre a campanha contra a croata Mia Ristic (395.ª).
Angelina Voloshchuk na ronda de acesso ao quadro principal do Faro Ladies Open
A 13.ª edição do Faro Ladies Open arrancou com uma vitória de Angelina Voloshchuk, que durante a tarde desta segunda-feira assegurou a presença na última ronda do qualifying do ITF W35 que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza, entre os dias 13 e 20 de outubro, com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis.
Num duelo entre duas compatriotas com 17 anos, Angelina Voloshchuk (762.ª classificada no ranking WTA) confirmou o favoritismo sobre Lena Couto (1384.ª) e venceu por 6-1 e 6-1 para inscrever o nome na ronda de acesso ao quadro principal.
Esse apuramento será discutido na terça-feira, logo às 10 horas, com a dinamarquesa Rebecca Munk Mortensen (567.ª), responsável pelo afastamento de Catarina Moreira com os parciais de 6-1 de 6-0.
As restantes jogadoras portuguesas que entraram em ação na jornada inaugural foram eliminadas: Amália Suciu (1347.ª) perdeu por 6-1 e 6-3 com Angelina Wirges (640.ª), Analu Freitas (1384.ª) por 6-3 e 6-0 frente à alemã Emily Seibold (664.ª), Teresa Franco Dias (1384.ª) pelos equilibrados parciais de 6-3, 4-6 e 10-4 favoráveis à polaca Xenia Bandurowska (1102.ª), Maria Beatriz Teixeira por 6-0 e 6-1 com a francesa Sarah Iliev (689.ª) e Carla Tomai por 6-0 e 6-1 com Anastasia Grechkina (732.ª).
À espera de Angelina Voloshchuk no quadro principal estão já Matilde Jorge (esta segunda-feira na 366.ª posição do ranking WTA, a melhor classificação da carreira), a única jogadora “da casa” a obter entrada direta, e as wild cards Sara Lança (970.ª), Maria Garcia (1293.ª), Francisca Laúndes e Bárbara Brito.
A melhor classificada entre a comitiva lusa discutirá a primeira ronda com a suíça Ylena In-Albon (319.ª), quarta cabeça de série, enquanto Garcia terá pela frente a primeira pré-designada Sinja Kraus (209.ª), uma semana depois de também ter medido forças com a cabeça de cartaz no ITF W35 da Quinta do Lago. Lança e Laúndes aguardam por qualifiers, enquanto Brito já sabe que terá como adversária inaugural a croata Mia Ristic (395.ª).
A jornada desta terça-feira será dedicada aos oito encontros que completam o qualifying e à primeira ronda de pares. Na quarta-feira será jogada na íntegra a primeira ronda de singulares (16 encontros).
13.º Faro Ladies Open começa com choque luso entre Angelina Voloshchuk e Lena Couto
A 13.ª edição do Faro Ladies Open começa esta segunda-feira e realiza-se até 20 de outubro no Centro de Ténis e Padel de Faro com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis. Na fase de qualificação deste ITF W35 estão oito portuguesas e duas delas medem forças logo na primeira ronda.
Angelina Voloshchuk, Lena Couto, Amália Suciu, Analu Freitas, Teresa Franco Dias, Maria Beatriz Teixeira, Carla Tomai e Catarina Moreira são as jogadoras lusas entre o elenco do qualifying e atuam já na jornada inaugural, com destaque para o embate entre as duas primeiras.
Voloshchuk é, aos 17 anos, a mais cotada das representantes portuguesas que vão a jogo nesta fase e graças à 775.ª posição no ranking WTA defende o estatuto de 11.ª cabeça de série. Couto também tem classificação profissional (1216.ª).
A algarvia Suciu (1355.ª) discutirá a passagem à ronda de acesso com a sétima cabeça de série, a alemã Angelina Wirges (641.ª), enquanto Freitas (1395.ª) desafiará a germânica Emily Seibold (672.ª) e Franco Dias (1395.ª) jogará pela primeira vez com ranking WTA frente à polaca Xenia Bandurowska (1102.ª).
Nos restantes encontros, Teixeira medirá forças com a francesa Sarah Iliev (683.ª), Tomai com Anastasiia Grechkina (801.ª) e Moreira com a dinamarquesa Rebecca Munk Mortensen (567.ª).
Depois de 21 anos de ausência, o circuito mundial feminino regressou à capital do Algarve em 2023 e coroou como campeã a francesa Harmony Tan. Em 2024, Matilde Jorge (366.ª) será a melhor tenista portuguesa entre as inscritas, ela que chega a Faro com o título de pares do ITF W50 da Quinta do Lago na bagagem. A vimaranense de 20 anos inaugurou recentemente o palmarés individual ao vencer o ITF W35 de Leiria.